Sobre o Prêmio


Em 2003, nasce o Programa Petrobras Cultural (PPC), abordando a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações e segmentos. Alinhado ao Planejamento Estratégico da Companhia e em sintonia com as políticas públicas para o setor, o PPC vem fundamentar a atuação da empresa em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. Uma das principais modalidades de escolha de projetos do PPC é a Seleção Pública.
Embora os primeiros patrocínios culturais da Petrobras remontem à década de 1980, foi em 2001 que a empresa lançou sua primeira seleção pública de projetos em âmbito nacional, o Programa Petrobras Artes Visuais, seguido, em 2002, pelos programas Petrobras Cinema, Petrobras Artes Cênicas, e Petrobras Música.
A Petrobras, através da Seleção Pública do Programa Petrobras Cultural, oferece à sociedade brasileira um programa de patrocínio a projetos culturais marcado pela consistência, abrangência e continuidade da sua proposta. Estruturado de forma a atingir todas as etapas da cadeia produtiva da economia da cultura, contempla iniciativas que vão desde a etapa de pré-produção até a do consumo final dos bens e serviços culturais, ativos intangíveis da economia nacional. Outro ponto de destaque é a sua articulação com as políticas públicas voltadas para o setor, com o propósito de unir forças com o Ministério da Cultura no atendimento às demandas dos agentes culturais - artistas, produtores, fornecedores, pesquisadores e público fruidor.
- estimular a realização de projetos de interesse público, fora da evidência do mercado e que contemplem a cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional;
- abrir espaço para a criação, estimulando não só o fazer artístico, mas também a ampliação das oportunidades de circulação e de fruição dos bens culturais e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor cultural;
- consolidar o trabalho de resgate, recuperação e organização do acervo material e imaterial da cultura brasileira, priorizando aqueles em situação de risco, e buscando ampliar a oportunidade de acesso público a esses acervos;
- contribuir para a formação de públicos, talentos e técnicos para o setor, fomentando iniciativas educacionais no âmbito da produção cultural;
- estimular a reflexão sobre a cultura e o pensamento brasileiros;
- contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional e para a afirmação da cultura como direito social básico do cidadão.
O PPC lança seleção pública de projetos em três linhas:
1. Produção e Difusão,
2. Preservação e Memória,
3. Formação e Educação para as artes.
Oferecer uma alternativa democrática e transparente de acesso ao patrocínio, respeitando a diversidade étnica e regional do país é um dos principais méritos do Programa, que completou seis edições em 2009, somando 1.077 projetos culturais contemplados em seleções públicas e R$ 249,8 milhões investidos no setor até então. Mais do que o maior orçamento destinado à cultura no país, a Petrobras orgulha-se pela ampla carteira de projetos culturais contemplados através dos editais, provenientes de todos os estados brasileiros* - de Goiás (14) ao Pará (29), do Distrito Federal (39) à da Bahia (47), do Rio Grande do Sul (49) a Pernambuco (60), abrangendo três linhas de atuação - Preservação e Memória, Produção e Difusão, e Formação; oito segmentos culturais (Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema, Fotografia, Música, Literatura, Patrimônio e Artes Integradas) e diversas linguagens artísticas. *Dados disponíveis até a Edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural.
informações - http://www.hotsitespetrobras.com.br/ppc